Morro de São Paulo BLOG

O início das comemorações 400 anos de Cairu

Marca de 400 anos Cairu

O inicio das comemorações 400 anos de Cairu, único município arquipélago do Brasil, foi marcado por grandes momentos na área da estrutura física e com o patrimônio construído com a assinatura das ordens de serviço da obra de requalificação urbana do sitio histórico do Morro de São Paulo, da instalação das obras da rede subterrânea de energia elétrica também no Morro de São Paulo e do sistema simplificado de abastecimento de água do povoado de São Sebastião da Cova da Onça.

Outras importantes ações no campo da preservação do patrimônio foram a instalação da obra de restauração da Fortaleza do Morro de São Paulo, a autorização do restauro do telhado da Igreja Nossa Senhora da Luz, a retomada as obras de restauração do Convento Franciscano de Santo Antonio de Cairu, a entrega da primeira etapa de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e a autorização para o processo licitário para segunda e última etapa de restauração com recursos próprios do município.

Mas durante os dois dias de festa, que coincidiram com as comemorações em homenagem a São Benedito – padroeiro da Sede – a rica variedade de manifestações culturais do município também estiveram presentes encantando aos visitantes e aos filhos da terra. Durantes os dias 09 e 10 de janeiro grupos tradicionais da cultura popular como a Barquinha, a Chegança e o Congo, além do cortejo do Reinado de São Benedito percorreram as ruas históricas da cidade de Cairu.

Estas apresentações dão continuidade a uma tradição viva que remonta ao Brasil Colonial, rica em sincretismo religioso, em que gente simples vira rei com indumentárias adornadas com miçangas e lantejoulas. Os negros relembram através da dança seus antepassados simulando o combate entre mouros e cristãos.

Um dos momentos mais emocionantes da festa, que certamente ficará registrado na memória de quem presenciou, foi a apresentação da orquestra sinfônica 02 de Julho – Neojibá – na Praça do Cais. Composta por 90 músicos com idade entre 11 e 25 anos, a Sinfonia regida pelo renomado maestro Ricardo Castro executou clássicos como Carmen de Bizet e Asa Branca de Luiz Gonzaga. Após o concerto um belíssimo show pirotécnico com nove minutos de duração iluminou o céu de Cairu.

Nesse ano em que se comemora o 400° aniversario de instalação da Vila Nossa senhora do Rosário de Cairu, a nossa sede municipal, convidados importantes vieram abraças o prefeito Hildécio Meireles como o ministro da integração nacional, Geddel Vieira Lima e o presidente do PMDB baiano Lucio Vieira Lima.

Além da variada gama de apresentações culturais grandes shows atraíram milhares de pessoas para o palco montado no campo de futebol. Entre as principais atrações estava a banda Psirico, com sua vibração contagiante e o cantos Silvano Salles. Este foi apenas o inicio das comemorações do quadricentenário que se estenderam por todo o ano 2010.

Cairú – sede administrativa de Morro de São Paulo