Morro de São Paulo BLOG

A história do Morro de São Paulo / Parte I

A Vila de Morro de São Paulo histórico

A história do Morro de São Paulo pode ser comparada com a verdadeira história do Brasil. Como toda a costa brasileira, o Morro de São Paulo também foi habitado por índios, e aqui especificamente viviam os Aymorés.
No ano 1501, um ano depois do descobrimento do Brasil, com a chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, Gaspar de Lemos chegou à Bahia de Todos os Santos e reconheceu grande parte dela, mas foi em 1531, que desembarcou aqui Martin Afonso de Souza, com a missão de explorar a costa do novo continente. Nesta época Morro de São Paulo ainda era habitado por índios Aymorés.
Mais tarde,quando o Brasil foi dividido em Capitanias Hereditárias, Figueiro Corrêa foi quem ficou responsável pela Capitania de Ilhéus, a qual o Morro de São Paulo fazia parte.
Figueiro Corrêa preferiu ficar em Portugal, então quem realmente fundou a Vila do Morro de São Paulo foi o espanhol Francisco Romero, em 1535.
Ficaram estabelecidos aqui na Vila do Morro de São Paulo alguns cristãos encarregados de cultivar algodão e explorar o pau-brasil.
Nascia assim o primeiro povoado da Capitania de Ilhéus. Logo em seguida, surgiram os vilarejos de Boipeba e Cairu, hoje município central responsável pelo arquipélago inteiro incluindo Morro de São Paulo.
No vilarejo de Cairu foi fundado um engenho e uma capela, onde mais tarde em 1654, foi transformado no Convento de Santo Antônio…