Morro de São Paulo BLOG

As festas na Bahia

Festa na Bahia

Na Bahia há festa o ano todo. O baiano festeja seus orixás; comemora e espera com fé o ano que vai iniciar; e se diverte na maior festa popular do país, o Carnaval de Salvador. Seja qual for a festa, lá está o povo baiano sempre com muita animação e alegria. A mesma descontração vista no verão continua no inverno, afinal na Bahia não existe clima frio. O sol está presente na maior parte do ano. Quando acaba o verão veem as festas juninas que se espalham por cada canto da Bahia e são imensamente festejadas.

O clima festeiro toma conta de Salvador e de todo estado da Bahia durante os 12 meses do ano e geralmente a programação festiva inicia com as homenagens às Santas Bárbara e a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, ambas homenageadas no início de dezembro. Logo em seguida vem a grande festa do reveillon celebrada em vários pontos da cidade, em todas as praias da orla de Salvador e prestigiada por turistas de todo o país e de várias partes do mundo.

Seguindo o calendário de festas de Salvador estão as tradicionais Lavagem do Bonfim, ( 2ª quinta-feira de  janeiro) e a Festa de Iemanjá, dia 02 de fevereiro. A festa mais esperada e a que reúne o maior número de visitantes na cidade, é o Carnaval de Salvador. Ainda há outros eventos que já fazem parte do calendário oficial de festas de Salvador e atraem muitos  turistas como o Festival de Verão, que em sua próxima edição será realizado entre os dias 02 e 05 de fevereiro de 2011.
E quando o verão está quase chegando ao fim começam as apresentações do Programa Espicha Verão e Praia 24 Horas, com shows de música, teatro, feiras de artesanato e exibição de filmes. Os eventos são realizados na Praia do Porto da Barra, em Salvador e também se estendem a outras cidades do interior e litoral baiano como Itacaré, Chapada Diamantina, Ilhéus e Porto Seguro. Portanto, para quem viaja à Bahia, seja no verão ou inverno, tem sempre a oportunidade de conferir alguma atração, além das belezas e encantos naturais desta terra abençoada por todos os orixás.