As frutas exóticas de Morro de São Paulo

8 de novembro de 2020
Geral

Com uma localização geográfica privilegiada, na Região Nordeste do Brasil, situado no estado da Bahia, a ilha de Morro de São Paulo possui um clima tropical e muito sol na maior parte do ano. Estes fatores dentre outros, contribuem para a existência de uma grande variedade de frutas típicas desta região do país, algumas um tanto exóticas para quem nunca as viu. Exemplos não faltam como a graviola, o jambo, a fruta-pão, o umbu e o cajá. Estas frutas são muito comuns na Bahia e um tanto diferentes e desconhecidas por muitos dos turistas que visitam Morro de São Paulo. E além de despertar a curiosidade, são degustadas e aprovadas pela maioria dos que as experimentam.

O colorido das frutas se destaca nas barraquinhas das caipifrutas localizadas na Segunda Praia e na vila de Morro de São Paulo, onde são usadas para preparar as famosas caipifrutas ou “caipiroskas”. Misturadas com bebidas alcoólicas como vodka ou cachaça e outros ingredientes como leite condensado, as frutas típicas garantem a diversão dos turistas. O gosto diferente da fruta aliado ao doce e a bebida, dá um toque especial. Mas recomenda-se ir devagar, se no outro dia você não quiser ter uma ressaca. Além  de estarem presentes nos drinques, as frutas típicas também podem ser provadas nos cafés da manhã dos hotéis e pousadas de Morro de São Paulo, seja através da própria fruta ou preparadas como deliciosos sucos ou geléias.

A fruta jambo
A fruta jambo

Dentre as principais frutas encontradas, algumas em especial despertam a curiosidade dos turistas como a fruta-pão. Originária do Continente Asiático, esta fruta surgiu no Brasil no século 16. Rica em vitaminas C, complexo B, minerais e proteínas, a fruta-pão se assemelha com a batata, sendo crocante por fora e macia por dentro. Outra fruta, digamos diferente, é o jambo, cuja árvore é nativa da Índia e de algumas ilhas da Malásia. Bastante comum nos estados do Nordeste, o jambo é rico em ferro, proteínas e outros minerais. Sua cor é vermelha com formato ovóide e sua polpa é branca e suculenta. Os jambeiros fazem a festa das crianças de Morro de São Paulo na época que estão dando frutos e embeleza as ruas pelo colorido rosa que deixa no chão.

Seja por curiosidade ou mesmo apetite prove algumas destas frutas quando estiver em Morro de São Paulo e comprove que além de um tanto exóticas, são muito saborosas.

3 thoughts on “As frutas exóticas de Morro de São Paulo

  1. vitória campos cardoso
    8 de junho de 2011
    Responder

    AcHEIIII MUITO LEGAL

  2. mivania
    30 de setembro de 2013
    Responder

    amei o lugar como faço chegar nesse lugar

  3. ADOLFO ALVES
    3 de março de 2022
    Responder

    ATENÇÃO: Apesar do lugar ser uma das minhas melhores indocações. Sugiro tomar cuidado com pessoas que podem prejudicar aqueles que levam a sério o bom trabalho e honestidade. Ex.: Próximo do mirante do pôr do sol um rapaz fez uma banca de frutas lindas, porém, dentro da mata ele estava “batizando” as bebidas, colocando água dentro de vodkas e cachaças. Sendo assim, quando se trata de drinks montados verifique a procedência. Morro de SP é maravilhoso e tem pessoas e trabalhadores que podem fornecer o melhor para todos. Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *