Morro de São Paulo BLOG

Belo e Leva Nóiz no Carnaval da Gamboa do Morro

Faltam poucos dias para a grande festa do Carnaval no arquipélago de Tinharé e região, o Carnaval mais esperado é o Carnagamboa, realizado no povoado da Gamboa, próximo a Morro de São Paulo.  A festa é promovida pela administração pública através da Prefeitura de Cairu e neste ano de 2011 será realizado entre os dias 04 e 08 de março. As atrações principais do Carnagamboa prometem sacudir os foliões. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura já está fechado a participação do cantor Belo para abertura no sábado (dia 05 de março) e do grupo baiano Leva Nóiz, que promete ser a grande sensação deste ano do carnaval baiano com a música da mulher maravilha. A apresentação do grupo ainda não está definida se acontece também no domingo ou na segunda, dia 06. As atrações locais também ainda estão sendo fechadas, mas segundo a organização até o fim desta semana haverá uma posição.

A Gamboa está localizada há aproximadamente dois quilômetros de Morro de São Paulo e está se afirmando há alguns anos como o melhor Carnaval da região da Costa do Dendê. O pequeno e pacato povoado da Gamboa, que possui uma praia calma com um cenário belíssimo de águas tranqüilas e uma larga faixa de areia, nesta época do ano fica repleto de turistas de várias cidades vizinhas, da capital baiana, Salvador e das outras ilhas e povoados do arquipélago de Tinharé.

O Carnagamboa, além das atrações musicais que se apresentam no palco principal, do trio elétrico que anima os foliões infantis e adultos na rua e dos blocos, conta com uma excelente infraestrutura. O público tem à disposição vários itens de alimentação e bebidas vendidos em barracas, serviços de segurança e atendimento médico de emergência. O evento é gratuito e os shows acontecem numa estrutura montada especialmente para o Carnaval, junto ao campinho de futebol da Gamboa. Os nativos do povoado aproveitam a oportunidade para desfrutar da badalação e prestigiam todos os dias da festa, seja participando dos shows ou até mesmo apenas olhando o movimento da porta de suas casas. Os moradores dos outros povoados de Tinharé (Boipeba, Garapuá e Galeão) e cidade vizinha de Valença, comparecem em peso no Carnagamboa. A festa que geralmente inicia no final da tarde termina somente quando o sol aparece para anunciar o novo dia. E muitos turistas continuam no ritmo carnavalesco aproveitando o dia na praia da Gamboa.

Nos próximos dias a organização do evento promete divulgar a grade definitiva da programação e você poderá conferir aqui todas as atrações deste ano do Carnaval da Gamboa. Comece desde agora a se programar e venha prestigiar esta grande festa de Carnaval realizada na Costa do Dendê.