Morro de São Paulo BLOG

Cairu tem a melhor nota do Ideb de todo o Baixo Sul

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgaram nos primeiros dias de julho, o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica – Ideb 2009 que sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Senso Escolar, e média de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.

O município de Cairu teve a nota 3,8 superando em quase 1,0 ponto a meta de 2,9 estabelecida pelo Inep no ano passado para o município, levando em conta as séries iniciais (1° a 4° Séries) do ensino fundamental das escolas da rede pública. Com esse resultado, Cairu conquista a melhor nota entre todos os municípios do Baixo Sul e supera as metas projetadas pelo Inep para 2011 e 2013.

Para Conceição Meireles, secretária municipal da educação, a nota obtida por Cairu no Ideb é reflexo do comprometimento da administração municipal com os aspectos pedagógicos do sistema de ensino municipal.

A secretaria destaca ações importantes como: elaboração do Plano Estratégico da Secretaria de Educação, capacitação de gestores escolares da educação básica, inicia da elaboração do Plano Municipal de Educação; contratação da consultoria AES Educare, construção do Projeto Político Pedagógico nas unidades escolares, implantação dos colegiados escolares, mapeamento das ações do Plano de Ações Articuladas, fortalecimento do Conselho Municipal de Educação, do Conselho do Fundeb e do Conselho de Alimentação Escolar, implantação de programa de alfabetização de adultos na comunidade de Batateira em Garapuá, além de apoio a iniciativas diversas das unidades escolares tais como feiras, seminários e competições esportivas.

Segundo o Prefeito Hildécio Meireles “buscamos melhorar ainda mais os índices educacionais do município, nosso objetivo é oferecer uma educação de excelência para nossa população. Acreditamos que investir na educação é priorizar o crescimento do município”, enfatizou HM.