Morro de São Paulo BLOG

Conclusão da 1ª Etapa de Restauração da Fortaleza de Morro de São Paulo

A 1ª etapa de restauração da Fortaleza de Morro de São Paulojá foi concluída e os turistas e moradores da ilha já podem usufruir deste, que foi um dos monumentos históricos de Morro de São Paulo e um dos mais importantes fortes da época na defesa da Baía de Todos os Santos. A Fortaleza de Tapirandu, como se denomina, passou a ser construída a partir de 1630 a fim de evitar as invasões estrangeiras à capital, Salvador. A história de construção da Fortaleza se estendeu até o ano de 1728, quando foi ampliada pelo então Conde de Sabugosa.

obras Forte Morro de São Paulo

obras Forte Morro de São Paulo

Nos tempos atuais a Fortaleza em Morro de São Paulo servia de cenário para assistir o belo espetáculo do pôr do sol, porém, mesmo com a beleza indescritível da paisagem, o Forte, como também é chamado, necessitava urgentemente de reparos. As obras de restauração da Fortaleza de Morro de São Paulo tiveram início no dia 9 de janeiro de 2010 e o processo de restauro possui várias etapas, que incluem trabalhos importantes e detalhados e contam com a supervisão do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Os recursos para a obra somam ao total 2,8 milhões de reais investidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). A restauração da fortaleza de Morro de São Paulo ainda não está finalizada, mas o local já está aberto à visitação. Visitar a Fortaleza é uma ótima dica de passeio em Morro de São Paulo e também uma excelente maneira de conhecer a história da ilha.

Fortaleza Morro de São Paulo

Fortaleza Morro de São Paulo