Morro de São Paulo BLOG

Costa do Dendê, região de Morro de São Paulo

Quando falamos na localização de Morro de São Paulo, no litoral sul da Bahia, sempre é citada a chamada Costa do Dendê, onde fica o arquipélago de Tinharé o qual Morro de São Paulo faz parte. Mas e como se caracteriza a Costa do Dendê, quais os outros destinos turísticos que fazem parte desta região da Bahia? A Costa do Dendê reúne mais de 115 quilômetros de praias, mata nativa, manguezais, baías, morros, cachoeiras e muitas atrações. Formada pelos municípios de Cairú, Nilo Peçanha, Ituberá, Maraú, Camamu, Igrapiúna, Taperoá e Valença, a Costa do Dendê é o destino certo para quem gosta de desfrutar da natureza.

Batizada com o nome de um dos principais ingredientes da gastronomia baiana, o dendê, a região é responsável por grande parte da produção do azeite de dendê, presente nos mais conhecidos pratos da comida baiana. A região da Costa do Dendê abriga, além do arquipélago de Tinharé com suas paradisíacas ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba, os mais conhecidos e procurados destinos da Costa do Dendê, o belo cenário da Baía de Camamu. Com diversas ilhas, praias, matas e manguezais, a Baía de Camamu é o refúgio certo para quem gosta de natureza e tranqüilidade. Um dos lugares mais procurados na Baía de Camamu é Barra Grande, onde existe uma estrutura razoável de pousadas, restaurantes e de onde saem as embarcações para outros cartões-postais da baía como as ilhas Grande, da Pedra Furada, do Sapinho e do Goió. Algumas destas ilhas são inexploradas e com paisagens deslumbrantes.

Morro de Sao Paulo

Morro de Sao Paulo

Para quem gosta de adrenalina a dica na Costa do Dendê é visitar a cachoeira da Pancada Grande, localizada a 48 quilômetros ao sul da cidade de Valença. A maior cachoeira da região, a cachoeira da Pancada Grande possui aproximadamente 90 metros de altura. Local perfeito para os adeptos do rapel. Mas a Costa do Dendê possui ainda outras atrações turísticas como a Praia do Guaibim, em Valença. Medindo cerca de 12 quilômetros de praia,o Guaibim oferece praias com boas condições para a prática de esportes aquáticos como o surf. Já em Maraú, está a Lagoa do Cassangê, situada entre uma restinga e uma área de mangue.

Paisagens para todos os gostos e estilos, a Costa do Dendê é reduto para quem deseja descansar ou aproveitar tudo o que a natureza proporciona, seja apenas relaxando numa das praias paradisíacas ou se aventurando em um dos destinos selvagens da região. Visite a Costa do Dendê e descubra outros visuais de tirar o fôlego.