Morro de São Paulo BLOG

Desenvolvimento turístico em Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é uma das praias mais visitadas na Bahia e um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil. Turistas de todas as partes do mundo veem prestigiar os encantos naturais da ilha. Um local conhecido mundialmente e que impressiona pela fama que adquiriu em tão pouco tempo. Em quatro décadas Morro de São Paulo deixou de ser um simples vilarejo de pescadores para tornar-se um lugar disputadíssimo por turistas de todos os cantos do mundo.

O desenvolvimento do turismo na ilha fez com que o povoado passasse por várias transformações e se antigamente os nativos da ilha emprestavam suas casas para os veranistas, hoje Morro de São Paulo possui mais de 200 meios de hospedagem, entre pousadas e hotéis. Morro de São Paulo conta com uma excelente estrutura turística com restaurantes, lojas, supermercados, farmácias e outras facilidades que atendem muito bem a demanda.

O turismo passou a se desenvolver em Morro de São Paulo a partir da década de 80. De lá para cá a Ilha  tem vivido quase exclusivamente do turismo e o setor tem crescido bastante e trazido novos proveitos financeiros à ilha , despertando a atenção de turistas e de investidores nacionais e estrangeiros. Morro de São Paulo passou a ser um dos destinos mais cobiçados da Bahia e novos empreendimentos como hotéis, pousadas e restaurantes a cada temporada surgem e comprovam o processo de crescimento pelo qual Morro de São Paulo passou nas últimas décadas.

Além do surgimento de novos negócios tem se notado o forte investimento dos órgãos públicos na ilha. Um exemplo é o projeto de requalificação urbana do arquipélago de Tinharé que está adequando todas as ilhas para melhor receber os turistas e dar melhores condições de vida aos moradores. Dentre recursos do Governo Federal, governo estadual e município estão sendo investidos R$ 3,2 milhões em obras de urbanização e recuperação de equipamentos.

Mas apesar de todo o desenvolvimento e fluxo turístico, Morro de São Paulo não perdeu seu charme e costumes. A ilha continua com suas belezas naturais intocadas e preserva sua história através de alguns monumentos históricos que retratam o passado, como a Fonte Grande, a Fortaleza de Tapirandu, o Farol e a Igreja Nossa Senhora da Luz.

É importante que moradores e turistas que visitam a ilha tenham a consciência de que preservar a história e toda a diversidade natural que existe em Morro de São Paulo é fundamental para que o destino continue encantando os futuros visitantes e atraindo cada vez investidores. E quanto mais investimentos Morro de São Paulo tiver, mais atrativa a ilha ficará aos olhos de turistas nacionais ou estrangeiros.