Morro de São Paulo BLOG

Dia Nacional do Turismo Ecológico

Hoje, dia 1º de março, comemora-se o Dia Nacional do Turismo Ecológico. Apesar da data não ser muito divulgada e conhecida, vale a pena refletir sobre o seu significado, ainda mais quando se vive num lugar paradisíaco como Morro de São Paulo. Oficialmente no ano de 1988 foi introduzido no país o segmento do turismo ecológico. Num país como no Brasil, com tantas belezas naturais, é fundamental que haja respeito e conscientização sobre a importância desta data e principalmente, pelo turismo ecológico.

 

Turismo Ecologico

Turismo Ecológico

De acordo com as Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo, lançadas no ano de 1995, o Turismo Ecológico é definido como: “um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas”. Ainda de acordo com uma instituição mundial, a World Travel & Tourism Council (WTTC), responsável por divulgar dados do turismo mundial, o Turismo Ecológico detém atualmente cerca de 15 e 20% do setor turístico como um todo.

Estatísticas como esta comprovam que é preciso estar atento e acima de tudo, incentivar os turistas que visitam nossos destinos turísticos, a cuidar da natureza do local. Um destino como Morro de São Paulo, com tantas atrações naturais e que recebe turistas de todo o mundo, é exemplo vivo de que devemos ter consciência do que representa o turismo ecológico. Campanhas de preservação e políticas implantadas pelo poder público devem fazer parte do planejamento anual de destinos como Morro de São Paulo. Mas a comunidade também deve participar e com algumas atitudes como não jogar lixo nas praias ou ainda preservar algumas espécies que vivem o local e estão em extinção. São pequenos exemplos que podem e devem ser seguidos.

Mico em Morro de São Paulo

Mico em Morro de São Paulo

As belezas naturais de Morro de São Paulo e de vários outros destinos turísticos deste nosso Brasil estão para serem usufruídas, mas também preservadas. É preciso aproveitar, sem prejudicar. Curtir a natureza e tudo o que esta nos proporciona, sem interferir em seu curso natural.  Afinal cuidar do que é nosso por direito, não é tão difícil. Basta querer! E desta forma  poderemos por muito tempo aproveitar todas estas belezas que lugares como Morro de São Paulo, nos oferecem. Hoje aproveite esta data para refletir se está fazendo sua parte dentro de seu destino para que o lugar em que você vive seja preservado.