Morro de São Paulo BLOG

Festa Padroeira Morro de São Paulo

No próximo dia 08 de setembro é a comemorada a Festa de Nossa Senhora da Luz, padroeira de Morro de São Paulo. Uma das mais antigas tradições da ilha e a festa mais típica e celebrada, a Festa de Nossa Senhora da Luz reúne moradores e turistas na Praça Aureliano Lima nos dois dias que antecedem a data, 08 de setembro. A programação da Festa Padroeira Morro de São Paulo concentra shows musicais e celebrações para a santa Nossa Senhora da Luz, que segundo os nativos mais antigos teria sido responsável por um milagre nos tempos que a Bahia e suas províncias sofriam com os ataques de invasores estrangeiros.

A Festa de Nossa Senhora da Luz, Padroeira Morro de São Paulo, inicia uma semana antes da data com a realização da novena em homenagem a santa. Após a programação religiosa começa a parte festiva com shows de bandas da região. Moradores das outras ilhas do arquipélago veem para Morro de São Paulo e a animação toma conta da ilha. Os shows acontecem na Praça Aureliano Lima (Vila) e são colocadas várias barraquinhas com comidas típicas. Uma ótima oportunidade para os turistas terem contato com os costumes da ilha.
De acordo com os registros a capela Nossa Senhora da Luz foi construída próxima ao Farol em 1620 pela família Saraiva. Na época era uma pequena capela de taipa e a igreja atual, onde fica hoje, começou a ser erguida somente em 1628.

Confira a programação da festa:

Dia 07
22h Quarteto Márcio D’Eça
0h30 Banda Samba Pop
2h30 Grupo Trem Embalado

Dia 08
15h Grupo Assim Tá Bom
17h Fábio Márcio
19h Flor do Reggae
21h Morro no Samba