Morro de São Paulo BLOG

Iemanjá é festejada pela primeira vez com duas grandes festas em Morro de São Paulo

Pela primeira vez em Morro de São Paulo, Iemanjá foi duplamente homenageada com duas grandes festas: a que todo ano é realizada pelo pai de santo “Beto” e pela primeira vez na ilha foi promovido pela Prefeitura de Cairu, o “Encontro das Águas”. Os turistas que estavam em Morro de São Paulo neste dia 02 de fevereiro tiveram a oportunidade de conferir e participar das homenagens à Iemanjá. As comemorações para a rainha das águas tiveram início na segunda-feira dia 31 de janeiro com atividades na Praça da Amendoeira e na vila de Morro de São Paulo.

No dia 01 de fevereiro, aconteceu a abertura oficial do evento “Encontro das Águas” promovido pela comunidade local e apoio da Prefeitura de Cairu, através das secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Sustentável. Na oportunidade foi celebrado o “Xirê” (ritual de candomblé com músicas aos orixás) e um cortejo que saiu da Praça Aureliano Lima com destino á Lagoa levou as oferendas às iabás (orixás femininos). Antes da saída da oferenda, autoridades, pais de santo e público em geral se concentraram na vila de Morro de São Paulo.  Na ocasião o grupo Quilombola se apresentou com sua roda de capoeira e houve queima de fogos.
No grande dia de homenagens a Iemanjá, dia 02 de fevereiro (quarta-feira), as comemorações do “Encontro da Águas” prosseguiram na Segunda Praia e após um cortejo percorreu a vila até o cais para a procissão marítima e entrega dos presentes.

A procissão de Iemanjá na Ponte de Morro de São Paulo

Foto: Giovanna Perazzo

Paralela a programação organizada pela Prefeitura de Cairu, houve a já tradicional festa de Iemanjá promovida há mais de 15 anos pelo Pai de Santo” Beto”,  cuja concentração acontece fielmente na Rua da Prainha, em frente à Pousada Farol do Morro na Primeira Praia e termina com a entrega dos presentes à Iemanjá. Após as procissões marítimas, a festa continuou animando turistas e moradores até a noite, na vila de Morro de São Paulo com apresentações culturais. O evento “Encontro das Águas” teve a participação de cerca de 30 baianas e das ialorixás Mariah Qsi de Oxun e Tomázia e do babalorixá Jean.