Morro de São Paulo BLOG

O que fazer em Morro de Sao Paulo

Morro de São Paulo é um dos mais lindos e conhecidos paraísos tropicais do mundo. O cenário deslumbrante de paisagens naturais é perfeito para a realização de diversas atividades ao ar livre. O clima quente na maior parte do ano é um convite para andar descalço na praia, com uma refrescante brisa do mar no rosto, descobrir as paisagens da ilha ou ainda ficar apenas observando a vida deste maravilhoso destino. Além dos passeios disponíveis em Morro de São Paulo, há outras atividades que podem ser feitas na ilha como, andar de banana boat, pular da tiroleza, a prática de vários esportes aquáticos e terrestres, passeios a cavalos ou caiaques, ver o pôr do sol na Toca do Morcego e ainda visitar os pontos históricos de Morro de São Paulo.

Atividades esportivas em Morro de São Paulo
Morro de São Paulo é um lugar ideal para a prática de diversos esportes, tanto na areia como na água. Em Morro de São Paulo são praticados esportes como vôlei, futevôlei, frescobol, futebol, yoga e capoeira. Nas águas turistas e moradores surfam, nadam ou praticam windsur, kitesurf e mergulho. A areia da Segunda Praia é o palco para a maioria dos esportes. Ali ficam quadras improvisadas de vôlei, futevôlei e o popular “baba” (como é chamada uma partida informal de futebol na Bahia). Geralmente no final da tarde acontecem jogos de futevôlei e às vezes a ilha sedia, inclusive competições com a participação de atletas de todo o estado e de outros lugares do Brasil. É também na Segunda Praia que se vê as animadas rodas de capoeira. Já os esportes aquáticos como o surf e o mergulho podem ser vistos na Primeira Praia, onde fica o point dos surfistas de Morro de São Paulo, a Pedra do Moleque e também uma operadora de mergulho que oferece total estrutura com equipamentos e profissionais. O kite surf pode ser praticado tanto na Segunda Praia como também na Quarta Praia, que apresenta boas condições para a prática do esporte. Quem quiser praticar qualquer um destes esportes, é só se informar, pois existem instrutores e equipamentos para alugar de todos os esportes citados.

Tiroleza de Morro de São Paulo
Se a adrenalina for a sua praia, saiba que em Morro de São Paulo há opções que vão deixá-lo sem fôlego. Na Primeira Praia há duas atividades para quem curte acelerar o coração: a Tiroleza e a banana boat. A Tiroleza de Morro de São Paulo cai nas águas da Primeira Praia e mede 350 metros de cabo a 70 metros do chão. Para chegar até a Tiroleza, a aventura começa na trilha para o Farol (numa caminhada de aproximadamente 10 minutos a partir da Igreja Nossa Senhora da Luz). Lá de cima o visual é incrível: um cartão postal com as praias de Morro de São Paulo e suas belezas naturais. Só de olhar o visual lá de cima já se sente aquele friozinho na barriga, mas esqueça o medo e sinta esta emoção, pois vale à pena pular da tiloreza, uma aventura inesquecível nas águas de Morro de São Paulo.

Banana Boat
Já os menos, digamos corajosos, a dica é a Banana Boat, que tem sue ponto de vendas na Primeira Praia. Uma volta de Banana Boat pode durar cerca de 15 minutos e passa pelas águas da Primeira Praia e Terceira Praia. Com um ritmo acelerado os turistas se divertem nas caídas dentro d´água e não tem contra-indicação, ou seja, a família toda pode dar uma voltinha de banana boat e se divertir prá valer! No local onde fica a banana boat te também à disposição dos turistas caiaques para aluguel.

Caiaque e Cavalos
Se a escolha for por atividades mais leves, há a alternativa de alugar cavalos ou ainda caiaques. Na Primeira ou na Terceira Praia há pontos de aluguel de caiaques. Um passeio bastante requisitado em Morro de São Paulo com caiaque é o que vai até a Ilha do Caitá (Terceira Praia). Da praia até esta pequena ilha você remará 10 minutos. A Ilha do Caitá não tem nenhuma estrutura é apenas um banco de areia no mar, cercada por uma grande barreira de corais. A Ilha do Caitá é também um dos points preferidos para o mergulho em Morro de São Paulo.
Quem desejar cavalgar basta se informar em alguma das agências locais, pois existem pessoas que alugam cavalos e acompanham os turistas em passeios de cavalo. Os lugares indicados e propícios para cavalgar em Morro de São Paulo são a Quarta e Quinta Praia, pois possuem largas faixas de areia e normalmente são as praias mais desertas da ilha. Um passeio de cavalo nas paisagens paradisíacas destas praias é ótimo para relaxar!

Pôr do Sol em Morro de São Paulo

Para o final da tarde a programação em Morro de São Paulo é assistir o pôr do sol. Existem basicamente dois lugares para assistir este belíssimo espetáculo da natureza em Morro de São Paulo: o Forte e a Toca do Morcego. O Forte de Morro de São Paulo está atualmente passando por uma restauração, e o acesso às ruínas está interditado. Mas sempre foi o palco para ver o pôr do sol na ilha. Os turistas se espalhavam pelas ruínas e além, de apreciar o belo cenário de fim do dia, podiam ver também o balé dos golfinhos que encantavam os turistas com suas piruetas.
O outro point  na hora do pôr do sol em Morro de São Paulo é a Toca do Morcego, um bar lounge que fica na Rua Caminho do Farol. Com uma paisagem deslumbrante de toda a chegada da ilha, a Toca do Morcego oferece aos visitantes bebidas, petiscos, música ao vivo e som mecânico. A Toca possui vários ambientes decorados com puffes grandes e almofadões, onde os visitantes relaxam e curtem o belo visual de Morro de São Paulo. É imprescindível conhecer a Toca e tirar uma foto de lembrança desta linda paisagem.

Visitar os monumentos históricos

Ainda como outras atividades para fazem em Morro de São Paulo está uma visita aos monumentos históricos da ilha como a Igreja Nossa Senhora da Luz (localizada na chegada, após a rampa do cais); o Casarão (uma pousada que é uma das casas mais antigas de Morro de São Paulo construída em 1608); a Fonte Grande, datada de 1746 e considerado na época o maior sistema  de abastecimento de água; a Fortaleza de Tapirandu, erguida em 1630 e que guarda toda a história da ilha e ainda o Farol construído em 1855 e que até hoje serve para guiar os navegadores que viajam a Morro de São Paulo. Com certeza você ficará maravilhado com cada um destes monumentos históricos que retratam todo passado da ilha e até hoje sobrevivem ao progresso. Afinal, personagens ilustres da história do Brasil como o imperador D. Pedro II já esteve presente em alguns destes monumentos como na Fonte Grande, onde tomou um banho junto com a Marquesa de Santos e no Casarão, onde segundo arquivos históricos, hospedou-se.

Estas são apenas algumas das atrações e atividades para serem feitas em Morro de São Paulo, mas quem vem a esta encantadora ilha sempre acaba encontrando e descobrindo algum motivo a mais para visitá-la. A melhor dica, sem dúvida,  é caminhar  por todos os cantinhos e explorar os atrativos de Morro de São Paulo. O que você está esperando? Venha para Morro de São Paulo, pois motivos não faltam. Difícil vai ser escolher a praia mais bonita, o lugar mais charmoso, o passeio mais divertido ou o prato mais saboroso, já que o encanto e a magia de Morro de São Paulo cativam a todos que o visitam.

Ver também: 10 coisas a fazer em Morro de São Paulo