Morro de São Paulo BLOG

Os guias e informantes de turismo de Morro de São Paulo

Quando o turista chega a Morro de São Paulo, esta ilha paradisíaca localizada no arquipélago de Tinharé, na Bahia, há diversos guias e carregadores o aguardando no píer com o objetivo de carregar as malas ou ainda levar às pousadas e hotéis da ilha. Com um sorriso estampado no rosto e munido de seu carrinho de mão, os guias dão às boas vindas e já vão explicando sobre as praias, pontos turísticos da ilha ou ainda se o turista já tem reserva em alguma pousada. Esta recepção e ajuda é muito bem vinda em um lugar como Morro de São Paulo, onde existem muitas ladeiras e escadarias espalhadas pelas ruas do vilarejo. Ao chegar de uma viagem com mais de uma baldeação, utilizando mais de um transporte (avião e barco), você certamente desejará descansar e carregar bagagens, subindo e descendo ladeiras em ruas de areia, será extremamente cansativo. Nesta hora o trabalho dos guias e informantes de turismo será essencial.

Guia turístico carregando bagagem na Primeira Praia de Morro de São Paulo

Em Morro de São Paulo o trabalho dos carregadores, guias e informantes de turismo é organizado e existe na ilha, uma classificação que diferencia cada um destes trabalhadores. Os guias e informantes estão representados através da Associação dos Informantes de Turismo de Morro de São Paulo (Assistur) e são identificados por usar camisetas amarelas. Cada um com o seu nome gravado na camiseta. São os guias e informantes que conduzem os turistas com suas malas até as pousadas e hotéis de Morro de São Paulo. Já os carregadores, que vestem camisetas laranja ou azul também com seus nomes estampados, trabalham exclusivamente com o carrego de mercadorias que chegam ao cais. Os carregadores não costumam guiar os turistas às pousadas e hotéis, a não ser que estes façam um acordo diretamente com os turistas para carregar suas malas e levá-lo até a pousada.

Caso você chegue a Morro de São Paulo sem reservar uma pousada ou hotel os guias e informantes de Turismo da ilha lhe ajudarão a encontrar alguma. Eles conhecem todos os meios de hospedagem locais. Além de ajudá-lo com a pousada ou hotel, os guias também poderão lhe indicar sobre o melhor restaurante, o passeio mais divertido e a praia mais bela de Morro de São Paulo. A maioria dos guias de turismo é nativo e conhecem como  a palma da mão cada canto da ilha e tem ainda muitas histórias divertidas para contar sobre os atrativos da ilha, seu povo e a cultura local.
Com o intuído de aperfeiçoar o trabalho dos guias e informantes de Turismo de Morro de São Paulo e oferecer melhores serviços aos turistas, a Prefeitura tem capacitado estes trabalhadores através de cursos ministrados em parceria com o Sebrae. Além do guia se especializar, quem ganha também é o turista que obtém serviços de melhor qualidade. Portanto, quando chegar a Morro de São Paulo e encontrar os guias, informantes e até mesmo os carregadores, trate-os bem e aceite o seu trabalho, pois sem dúvida, será muito bem vindo!