Morro de São Paulo BLOG

Passeio Baleia Jubarte

Elas chegaram. Mais uma vez as Baleias Jubarte deixam as águas gélidas do continente Antártico e migram para o litoral brasileiro a fim de se reproduzirem. Como acontece todo ano no período que compreende o final do mês de julho até a segunda quinzena de outubro, esta espécie de baleia aproveita as águas calmas e quentes da Bahia para amamentar seus filhotes. Um filhote de Baleia Jubarte normalmente mede quatro metros de comprimento e chega a pesar de 800 a 1000 Kg.

A temporada 2013 do passeio de Observação de Baleias Jubarte já iniciou em Morro de São Paulo e deve seguir até o final de outubro. O passeio é realizado em embarcações do tipo lancha rápida aberta (flexiboat) e geralmente tem duração de 3 a 4 horas, incluindo uma palestra introdutória que é realizada antes da saída ao mar. O objetivo da palestra é orientar os turistas sobre o comportamento da Baleia Jubarte. Na maioria das vezes é possível avistar grupos de Baleias Jubarte e até mesmo se deslumbrar com o hábito divertido das Jubarte de darem piruetas e mostrar a calda. Nos últimos anos, os organizadores do passeio Baleia Jubarte apontam que foram vistas baleias em cerca de 99% das saídas.

Passeio Baleia Jubarte

Passeio Baleia Jubarte

O passeio Baleia Jubarte é uma parceria com uma agência local de Morro de São Paulo e o Instituto Baleia Jubarte (IBJ). O passeio Baleia Jubarte tem algumas restrições: não é indicado para crianças menores de 12 anos, gestantes, pessoas com necessidades especiais ou dificuldade de locomoção. Os demais bastam tomar uma medicação contra enjoo a fim de evitar náuseas no mar e aproveitar a companhia destes animais que são adoráveis.