Morro de São Paulo BLOG

Prefeitura de Cairu implanta CRAS na Gamboa do Morro de São Paulo

O Prefeito Hildécio Meireles sempre se mostrou sensível e determinado em promover investimentos nas questões que abrangem as demandas advindas das mazelas sociais. Uma de suas marcas como gestor público é o pioneirismo, em toda região, na criação de programas sociais e transferência de renda como o Cheque Solidário e de inserção ao ensino superior como o Bolsa Universitária. No último dia 20, HM deu mais uma vez provas de sua preocupação com os mais necessitados ao implantar no Bairro do Toque na Gamboa do Morro de São Paulo mais uma unidade do CRAS – Centro de Referencia a Assistência Social. Este é o terceiro núcleo implantado pelo prefeito no município de Cairu, os outros núcleos estão localizados na Sede e em Boipeba.

Em um discurso enfático e contundente HM destacou a importância deste CRAS para a comunidade da Gamboa. “Este CRAS é a ferramenta, o instrumento que aproximará os moradores desta localidade ao poder público para que possam exercer sua cidadania de fato e de direito, essa é a casa da família” disse o Prefeito.

Estiveram presentes na cerimônia de implantação a secretária do trabalho, esporte e ação social Dra. Aline Cabral; a secretária de saúde Dra. Cíntia Rosenberg; o secretário da infra-estrutura José Raimundo; o chefe do cerimonial Jacy Bartolomeu; o superintendente de esportes Mira Cabral; o superintendente de administração da Gamboa Moises Pereira; o administrador de Garapuá Zequinha e ainda o presidente da câmara de Cairu vereador Fernando Brito, os vereadores da Gamboa Pikui e Nandinho, além dos vereadores Renatinho, Valdinei Cruz e Rui Vieira.

A comunidade da Gamboa também se faz presente, bem como do Morro de São Paulo e de Garapuá. Ao final da cerimônia, abrilhantando a festa, houve uma apresentação do grupo de capoeira de Morro de São Paulo liderado pelo mestre Carlito.

Este novo CRAS atenderá não somente a comunidade da Gamboa, mas também de Morro de São Paulo e Garapuá. Assim como os núcleos da Sede e de Boipeba, o equipado CRAS da Gamboa contará com uma equipe composta por coordenador, advogado, psicóloga, assistente social e auxiliar administrativos e de serviços gerais. Todos esses profissionais terão seus esforços voltados para o desenvolvimento de ações de apoio para famílias em situação de vulnerabilidade social garantindo assim o direito à Proteção Social Básica e a cidadania plena.

Os moradores da ilha de Tinharé encontrarão no CRAS da Gamboa atendimento psicossocial e jurídico, encaminhamento para o INSS de benefícios sociais de idosos e deficientes, seminários em parceria a secretaria de saúde e atendimento de questões ligadas aos programas sociais federais, estaduais e municipais. Além de cursos e oficina de biscuit, pintura em tecido e em tela, artesanato em telha, confecção de bordados e colares.