Morro de São Paulo BLOG

Prefeitura de Cairu promove curso de primeiros socorros

A prefeitura de Cairú, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos dias 14 e 15, um curso de primeiros socorros para motoristas de ambulância, marinheiros de ambulancha, gerentes de unidades de saúde, pessoas de comunidades de difícil acesso, como Monte Alegre e, também, funcionários de hotéis e de pousadas do Morro de São Paulo, Boipeba e Garapuá.

Curso de Pronto Socorro em Morro de São Paulo e região

O curso foi realizado em parceira com a Faculdade Zacarias de Goés (FAZAG) e ministrado por membros do SAMU – Serviço de Atendimento de Urgência. Os participantes se depararam com simulações semelhantes a que podem ocorrer em momentos de emergência como quedas, colisões e afogamentos. O curso teve uma carga horária de 24hora/aula e no final todos os participantes receberam certificados.

As estatísticas mostram que a maioria das mortes resulta de doenças do aparelho cardiovascular como por exemplo, infarto do miocárdio, ou de causas externas – como ferimentos, queimaduras, intoxicações. Assim, fica evidente que estes índices ocorrem por problemas inesperados e quando acontece o óbito, muitas vezes, há seqüelas e/ou agravamento da situação devido a ações inadequadas adotadas pela pessoa despreparada que inicia o pronto atendimento.

A geografia singular de Cairú, o único município arquipélago do Brasil, torna ainda mais necessário os conhecimentos em primeiros socorros. O difícil acesso às ilhas faz com que, muitas vezes, os cuidados iniciais a uma vítima sejam prestados nas localidades até que possam ser encaminhados para um centro médico. Estar capacitado para prestar os primeiros socorros pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Segundo a Secretária de Saúde, Dra. Cíntia Rosemberg, “todo mundo tem dentro de si um espírito de solidariedade e é este sentimento que nos leva a ajudar pessoas durante momentos difíceis como no caso de um acidente. Mas infelizmente, só a solidariedade não é suficiente para tirarmos as pessoas de uma situação de risco, é necessário conhecimentos e prática de primeiros socorros. O objetivo da Secretaria de Saúde é proporcionar mais segurança e bem estar para os cairuenses como também para nossos visitantes”, enfatizou a Secretária. O curso foi coordenado por Mônica Ribeiro e Jean Maurício.