Morro de São Paulo BLOG

Prefeitura de Cairu responde a ação do Ministério Público Federal

O Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA) e o Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus querem o fim do tráfego de veículos nas praias da ilha de Tinharé. Para isso, o Ministério Público Federal ajuizou uma ação solicitando ao Municípido de Cairu a proibição e fiscalização do transito, bem como da permanência dos veículos nas praias da ilha. Ainda na mesma ação o MPF pede a sinalização nas Áreas de Proteção Ambiental da ilha de Boipeba e Tinharé. A sinalização também foi solicitada para estradas alternativas paralelas à orla para o transporte de veículos de pessoas e cargas.

Há mais de dez anos o MP vem buscando alternativas para solucionar o transito irregular de veículos pelas praias das ilhas de Tinharé e Boipeba extrajudicialmente, e o município de Cairu se omite no dever de proteger o meio ambiente.

Em resposta a ação do Ministério Público, a prefeitura de Cairú informou que orienta os condutores de automóvel a não circular pelas praias de Morro de São Paulo e de Boipeba, podendo utilizar apenas as vias de serviços. Os únicos maios de transporte que tem autorização de circular nas praias de Morro de São Paulo são as motocicletas da Polícia Militar e o veículo que recolhe o lixo diariamente.

Atualmente o município possui 300 veículos e o ingresso de novos automóveis só é permitido após comprovação de interesse social, público, econômico e mediante a substituição de um antigo.