Morro de São Paulo BLOG

Prefeitura investe na Educação de Morro de São Paulo

A Prefeitura Municipal de Cairu acredita que investir na Educação é primorizar o crescimento do município. Por isso a secretaria municipal de educação não tem poupado esforços para aperfeiçoar a qualidade do ensino oferecido ao mais de 4700 alunos do município. O ano 2009 foi prodigioso nas melhorias tanto dos aspectos pedagógicos como físicos da rede de ensino municipal que abrange as modalidades educação infantil, ensino fundamental, ensino médico e educação de jovens e adultos.

Entre as principais conquistas do ano podemos destacar a implantação dos laboratórios de informática nas localidades do Zimbo, Morro de São Paulo, Boipeba, Galeão e na Sede totalizando 75 computadores dotados de modernos softwares e conectados a internet; inauguração da Biblioteca Pública Prof Jurenilfa Maria Santiago com acervo inicial de 2 mil livros e aumento salarial para o corpo administrativo e pedagógico das unidades escolares do município.

Entre as melhorias nos aspectos fiscos ressalta-se: aquisição de 1000 carteiras universitárias e concerto de mais de 450 carteiras; aquisição de diversos equipamentos, tais como impressoras, maquina de xérox e mimeógrafo; aquisição de quadros brancos e recuperação de quadros negros; distribuição de 40 conjuntos mobiliários (mesas e cadeiras) para educação infantil; distribuição de 30 mesas e 30 cadeiras para professor; aquisição de 8 geladeiras e 5 freezers para as unidades escolares; aquisição de 4 aparelhos de ar condicionado e 6 ventiladores para laboratórios de informática; aquisição de 5 fogões, 30 filtros de águas, 10 armários, 10 estantes e 300 kits escolares (pratos, colheres e copos), além de reforma nas unidades escolares.

Os aspectos pedagógicos também foram tratados com merecida importância, enfatizando-se: contratação da consultoria AES Educare; elaboração do Plano da Secretaria de Educação; construção do Projeto Político Pedagógicos das unidades escolares; implantação dos colegiados escolares; aplicação da Prova e da Provinha Brasil; mapeamento das ações do Plano de Ações Articuladas; fortalecimento do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Alimentação Escolar; implantação do programa para alfabetização de adultos na comunidade da Batateira em Garapuá; além do apoio a iniciativas diversas das unidades escolares tais como feiras, seminários e competições esportivas.

Como sempre gosta de lembrar a Secretaria de Educação Conceição Meireles, todas essas realizações só são possíveis graças ao trabalho em conjuntos da equipe qualificada da secretaria. Equipe esta que começou 2010 com diversos novos projetos como o curso de Capacitação de Gestores Escolares da Educação Básica. Motivos para comemorar é o que também não faltam a exemplo da formação de 93 pedagogos através do programa Bolsa Universitária.

É Cairu apostando hoje na educação para colher amanhã ou frutos do desenvolvimento econômico e social.

Prefeitura Municipal de Cairu
Morro de São Paulo – Como é bom viver aqui