Morro de São Paulo BLOG

São João

“Santo Festeiro”, como é conhecido o famoso Santo São João.

Festas Juninas chamadas “arraiá” são realizadas todos os anos no dia 24 de Junho, faça chuva ou faça sol, a festa não para. Os festejos juninos são uma comemoração católica em homenagem aos santos Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho). Tal festa teve origem na idade média na celebração dos santos populares. Elas não acontecem só no Brasil, e sim em vários países.

As celebrações incluem danças de quadrilha com músicas comuns aos bailes de roça, trajes á caráter “caipira”, comidas típicas como canjica, amendoim, bolo de aipim, fogueira, fogos, capelinha…

festa-junina-morro-de-sao-paulo

As fogueiras tem tradição europeia, originária de Portugal assim como os balões e fogos de artifícios com seus efeitos visuais. Em Portugal os balões servem para levar os papeizinhos amarrados aos balões com seus pedidos e desejos e também avisar que a festa está começando. No Brasil a prática de soltar balões está proibida devido há acidentes.

O mastro é outro símbolo dos festejos juninos, ele marca a comemoração dos três santos, ele é erguido durante a festa celebrando os santos. Nele são amarrados três fitas de cores diferentes representando cada santo.

No Brasil as festas maiores são nos interiores, zonas rurais, mas na capital também tem muito arrasta-pé.

Morro de São Paulo ferveu neste São João com sua festa Junina no dia 23 de junho de 2015, com a Banda Forrozão K e Beto Amazonas, teve quadrilha, quitutes maravilhosos, licores, fogueira, enfim, tudo para a diversão de quem esteve presente. O turista que por aqui passou não perdeu tempo!!!  Levou muitas lembranças e saudades de querer voltar!!!

Parabéns ao incentivo de Darcy Rolim pelo projeto do “Arraiá da Lixúria”, decoração com reciclagem de materiais e apoio dos moradores que ajudaram no feitio de roupas recicladas, bandeirolas, etc. A união faz a força!!! Comunidade de Morro de São Paulo!!!