Morro de São Paulo BLOG

Semana de festas na Bahia

Esta semana a Bahia estará em festa com a realização de um dos maiores festivais de música do país e ainda as homenagens à rainha do mar, Iemanjá. De 02 a 05 de fevereiro será realizado na capital baiana o Festival de Verão de Salvador e dia 02 de fevereiro, também em Salvador e ainda em outras cidades da Bahia como Morro de São Paulo, é dia de homenagear Iemanjá, a protetora dos pescadores e soberana das águas.

Uma das festas populares mais tradicionais da Bahia, a Festa de Iemanjá, promete agitar Salvador e outros locais do estado, onde serão realizadas homenagens à esta divindade do candomblé. Em Salvador, a festa de Iemanjá tem como palco principal o bairro do Rio Vermelho. Desde a madrugada que antecede o dia 02, moradores e turistas começam os preparativos das comemorações que se estendem até o final do dia com música, comida típica baiana e, claro as homenagens à Iemanjá.

Em Morro de São Paulo, na Costa do Dendê, tradicionalmente todo ano também é promovida uma grande festa para a rainha das águas. As homenagens à Iemanjá em Morro de São Paulo iniciam dia 31 de janeiro e seguem até o dia do orixá, dia 2 de fevereiro, na Praça da Amendoeira, na Vila de Morro de São Paulo. No local ficará o balaio que guardará os presentes para Iemanjá e será levado ao mar dia 02. Dia 1º de fevereiro, acontece o “Xirê” ( ritual de candomblé), queima de fogos e cortejo pelas ruas de Morro de São Paulo e ainda a largada da oferenda às “iabás” (orixás femininos), na Lagoa. No grande dia, 02 de fevereiro, as comemorações iniciam às 13h com a concentração na praia, com baianas e roda de capoeira; às 14h o cortejo sai rumo ao cais na procissão marítima. A partir das 16h, na Praça Aureliano de Lima acontece apresentação musical com gastronomia regional.

Outro grande evento que promete sacudir Salvador esta semana será o Festival de Verão, que este ano a abertura coincidiu com a festa de Iemanjá. Entre 02 e 05 de fevereiro, no Parque de Exposições de Salvador se apresentarão vários artistas de diversos estilos musicais. O Festival de Verão que é marcado pela diversidade musical, este ano terá como principais atrações as revelações musicais de 2010 Maria Gadú e o grupo Restart, as bandas Jota Quest e Capital Inicial, os sertanejos Luan Santana e Jorge e Mateus, o cantor internacional Jason Mraz e outros artistas de sucesso nacionais e baianos. Ao todo serão mais de 120 atrações que se dividirão em seis palcos principais e espaços especiais como o novo, Casa do Pagode, um palco somente para apresentações de bandas de pagode. Dentre os outros palcos estão a Casa do Samba, o Palco 2011, a, Arena Universitária, a Concha Acústica Faculdade Maurício de Nassau e a Tenda Eletrônica, onde o pulsa o ritmo contagiante da música eletrônica.

Com todas estas festas e comemorações, a Bahia estará cheia de gente bonita, alegre e com alto astral. Para não ficar de fora desta, apresse-se e venha se divertir. Seja homenageando Iemanjá em Morro de São Paulo e também participando do Festival de Verão em Salvador.