Morro de São Paulo BLOG

Setembro é o mês do Festival de Primavera de Morro de São Paulo

Setembro é o mês da primavera, mas em Morro de São Paulo não é a estação das flores a responsável pela ansiedade e alegria dos turistas e moradores da ilha e sim, a realização de um dos maiores eventos artísticos da região, o Festival da Primavera de Morro de São Paulo. O festival, que em 2010 teve sua primeira edição foi sucesso absoluto em termos de público, organização e programação. A receita do sucesso teve como ingredientes música de excelente qualidade com folclore e tudo isto, misturado nas belas paisagens da ilha de Morro de São Paulo.

O 1º Festival da Primavera foi realizado entre os dias 03 e 07 de setembro de 2010, reunindo um público, de acordo com os organizadores, de mais de 10 mil pessoas. As atrações dividiram-se entre a areia da Segunda Praia, onde foi montado o palco principal e a vila, cenário das apresentações folclóricas. Promovido pela Prefeitura de Cairu, o Festival da Primavera de Morro de São Paulo teve ao total 12 shows e dentre as principais atrações estavam a cantora revelação da música brasileira em 2010, Maria Gadú; o ex- Titãs Nando Reis; as cantoras Leilah Moreno e Vânia Abreu; a banda baiana Vivendo do Ócio e outras atrações locais. Além dos shows na Segunda Praia, o público teve a oportunidade de conhecer a cultura de todo o arquipélago de Tinharé através das apresentações dos grupos folclóricos dos povoados e das outras ilhas.

O mês que antecedeu a realização do festival, a Secretaria de Turismo de Cairu e o Sebrae promoveram oficinas voltadas à comunidade com o objetivo de preparar os moradores para o evento. Dentre as oficinas foi realizada uma para os artesãos locais, cujo resultado foi mostrado pelas ruas da ilha e servindo para decorar o festival. Peças como flores e outros motivos artísticos foram confeccionados com materiais reciclados e coloriram as ruas de Morro de São Paulo.

Para o 2º Festival da Primavera ainda não foram divulgadas nenhuma das atrações, mas ao que tudo indica o evento tem tudo para repetir o mesmo ou ainda um sucesso maior do que o visto na primeira edição. E quem quiser garantir seu lugar nesta festa terá que se apressar para reservar um hotel ou pousada em Morro de São Paulo, pois os meios de hospedagem da ilha na última edição do evento ficaram lotados. Para ninguém correr o risco de perder o Festival da Primavera de Morro de São Paulo, nosso site informará nos próximos meses cada detalhe da preparação do evento, os artistas confirmados e tudo mais o que envolve esta grande festa que promete sacudir Morro de São Paulo em 2011!