Morro de São Paulo BLOG

Tranquilidade, muita tranqüilidade em Morro de São Paulo

Imagine um lugar onde se vê águas calmas e transparentes, onde reina a tranqüilidade e a beira da praia se avista além da exuberante natureza, pescadores separando a pesca do dia. Agora, junte a este cenário paradisíaco, uma vegetação típica da Mata Atlântica bastante preservada e uma areia branquinha. Acrescente a tudo isto, uma pitada baiana. Este visual não é nenhuma cena de ficção. Existe sim, e está bem próximo a Morro de São Paulo. Trata-se da praia de Garapuá, onde a natureza e a paz reinam absolutas.

Garapuá está localizado após a Quinta Praia de Morro de São Paulo, também chamada de Praia do Encanto e para chegar a este verdadeiro cenário de filmes, pode-se ir com trator ou carro 4×4, que partem de uma estrada situada atrás da Segunda Praia em Morro de São Paulo e cujo tempo do percurso pode ser de 40 minutos até uma hora; com o passeio “Volta a Ilha” que faz uma parada nas piscinas naturais de Garapuá; com uma lancha (fretamento) ou ainda os mais aventureiros podem ir a Garapuá, caminhando. Neste caso recomenda-se a companhia de uma pessoa que conheça a região, pois o trajeto é longo são aproximadamente 12 quilômetros do centro de Morro de São Paulo até a praia de Garapuá e no caminho há trechos dentro da mata.

Em Garapuá o mar é sereno e uma leve brisa constante deixa a praia ainda mais bela e agradável. A maré baixa deixa à mostra uma larga faixa de areia. Na beira da praia existem poucas barracas e não há grandes estruturas. A simplicidade é a principal característica das barracas, mas nos cardápios estão todas as delícias típicas da Bahia como as famosas moquecas, variados pescados e várias porções de frutos do mar. Estas iguarias baianas acompanhadas de uma bebida bem gelada é uma das dicas para ser levada em conta em Garapuá. Outra dica é aproveitar toda a natureza que a praia oferece, caminhando na areia ou cavalgando. Se desejar passar além do dia em Garapuá, prepare-se para encontrar pousadas pequenas, sem muita estrutura.

O povoado é bastante simples, com pouca oferta hoteleira e tem apenas uma vila de pescadores com poucas casas e um pequeno comércio. É exatamente este o charme de Garapuá: o pacato vilarejo continua indiferente ao progresso do turismo presente em Morro de São Paulo. Para quem busca um pouco de sossego é uma excelente opção durante a estada em Morro de São Paulo. Faça um passeio ou fique um dia ou mais em Garapuá. Você irá se apaixonar e descobrir outros lugares lindos no arquipélago de Tinharé, além das praias de Morro de São Paulo. Afinal, a Bahia é assim: surpreende a cada canto de suas grandes enseadas.