Morro de São Paulo BLOG

Vila de Morro de São Paulo

Além das belas praias e dos pontos turísticos, como os monumentos históricos, Morro de São Paulo possui outro grande atrativo: a vila.  Trata-se da parte central do povoado que inclui basicamente a Praça Aureliano Lima e a Rua Caminho da Praia e é conhecida popularmente na ilha como vila.

Vila de Morro de Sao Paulo

Vila de Morro de Sao Paulo

A vila do Morro de São Paulo é emoldurada pelo comércio em geral como restaurantes, pousadas, lojas, sorveteria e farmácia. No centro disso tudo está a Praça Aureliano Lima, cercada de árvores centenárias e algumas casas antigas, como o Casarão, um dos monumentos históricos de Morro de São Paulo. A vila é o caldeirão da ilha. De dia ou a noite tem um animado vai e vem de turistas e moradores que sobem e descem a Rua Caminho da Praia em direção às praias de Morro de São Paulo. Da vila até a Primeira Praia são apenas cinco minutos de caminhada. A vila é, também, o ponto de chegada para quem chega a Morro de São Paulo pelo cais, via marítima. Logo após a rampa está a Igreja Nossa senhora da Luz e em seguida desponta a praça e a vila.

Ao entardecer, no coração da vila outro cenário é montado na vila: a Feirinha de Artesanato, que acontece diariamente na praça e ajuda a vila ficar mais encantadora Várias barraquinhas são espalhadas ao redor da praça e vendem artigos variados de artesanato.
As luzes dos restaurantes e pousadas com a iluminação da feira formam um dos cartões postais de Morro de São Paulo e que não pode deixar de ser conferido.

Nos restaurantes localizados ao redor da Praça Aureliano Lima come-se uma deliciosa comida caseira ou pratos sofisticados. A vila de Morro de São Paulo conta com uma ótima estrutura de alimentação com uma gastronomia diversificada. A maioria dos restaurantes abre para o jantar e a vila só começa a ficar agitada no fim de tarde. Existem restaurantes especializados na cozinha italiana, mediterrânea, japonesa e ainda a culinária típica baiana. Quem preferir também pode saborear um café acompanhado de um bolo, num Café que fica em frente à praça ou se refrescar com um sorvete.

Caminhar pela vila, seja de dia ou à noite, é uma das dicas imprescindíveis em Morro de São Paulo. A vila é o coração da ilha, o lugar onde tudo acontece e um ótimo local para você ficar por dentro de tudo que rola em Morro de São Paulo.